Pontos turísticos de Curitiba

Compartilhar
Pontos turísticos de Curitiba

Curitiba, além de ser uma cidade muito agradável e boa para se viver, também tem um potencial turístico muito grande com seus parques e bosques, memorias, museus, espaços sagrados, restaurantes, bares e o seu Centro Histórico, que reúne pessoas para passear na feira de artesanato no domingo pela manhã como também tem espaços culturais e gastronômicos que agitam a vida noturna do local. Confira alguns locais para visitar na cidade:

Parque Barigui

O parque tem 1,4 milhão de m2 de área, é um dos maiores parques da cidade e também o mais frequentado. Na fauna do espaço, podem ser encontrados preás, socós, garças brancas, gambás, tico-ticos, sabiás e dezenas de outros animais nativos Para o lazer e prática de exercícios físicos, o Parque Barigui tem churrasqueiras, quiosques, pistas de bicicross e aeromodelismo, canchas poliesportivas, equipamentos para ginástica, estacionamento, restaurante, Museu do Automóvel, Parque de Exposições e Centro de Convenções, Casa da Leitura, Teatro da Maria Fumaça e a Sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Além disso, lá estão as famosas ‘capivaras’ da cidade. O parque é aberto diariamente e fica na BR 277 – Rodovia do Café, Km 0 – Santo Inácio.

Ópera de Arame

A Ópera de Arame, mais que um ponto turístico de Curitiba, é um símbolo cultural da cidade. Um local mágico, em meio à natureza, que une arquitetura, gastronomia e muita arte. São inúmeras manifestações artísticas, seja no teatro ou ao redor dele, nos espaços de exposições e no palco flutuante.

Um verdadeiro complexo cultural, com arquitetura em estrutura tubular e o teto transparente que se misturam, de forma respeitosa, à vegetação, aos lagos e cascatas e às pedras, compondo um cenário inigualável que inspira tanto os artistas que se apresentam, como principalmente o público que o admira.

Um espaço perfeito para receber os mais diversos espetáculos: musicais, teatrais, stand ups, convenções, eventos corporativos, formaturas, casamentos e festas. Tem capacidade para até 2400 espectadores. As ações podem acontecer simultaneamente no Ópera Teatro, incluindo palco, plateia e também no Ópera Arte.

Torre Panorâmica

Esse ponto turístico é uma torre de telefonia que fica a mais de 100 m de altura e de onde se tem uma vista em 360º da cidade. Do mirante é possível observar o planejamento urbano de Curitiba, seu zoneamento e a Serra do Mar. Ainda no mirante pode-se conhecer o painel de Poty Lazzarotto que retrata a história de Curitiba e do telefone. Mostra os indígenas, primeiros habitantes, os colonizadores, a evolução da cidade e da telefonia. E também o mapa da cidade, com os principais atrativos turísticos em relevo no piso.

Na entrada da Torre encontramos o Museu do Telefone, com vários aparelhos que contam a evolução da telefonia, o Posto de Informações Turísticas e uma Loja #CuritibaSuaLinda com produtos originais, artesanais e de design, que trazem a identidade e temas curitibanos. Funciona somente com agendamento, de terça a domingo das 10h às 18h. A Torre Panorâmica fica na Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 – Mercês.

Setor histórico

É um conjunto das mais antigas edificações da cidade, delimitado por decreto municipal de 1971. Entre essas construções estão a Casa Romário Martins, do século XVIII e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, de 1737, além dos exemplares arquitetônicos de inspiração alemã, datados da segunda metade do século XIX.

Nas manhãs de domingo, as velhas pedras do Largo da Ordem e o calçadão de acesso à Praça Garibaldi, com a Igreja do Rosário, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória e a Società Giuseppe Garibaldi, formam o cenário da Feira de Artesanato, animado ponto de encontro com música ao vivo.

No setor histórico de Curitiba podem ser visitados: Memorial de Curitiba, Museu Paranaense, Feira do Largo da Ordem, Mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib, Museu de Arte Sacra, Relógio das Flores, Casa Romário Martins, Igreja do Rosário, Belvedere, Ruínas de São Francisco, Palacete Wolf, Primeira Igreja Presbiteriana Independente e o Palácio Garibaldi.

Jardim Botânico

É um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba. Inaugurado em 1991, criado com inspiração dos jardins franceses, e estende um ‘tapete’ de flores aos visitantes logo na entrada. A estufa, em estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d’água. Tem pista para prática de caminhada, corrida ou ciclismo.

Além disso, tem uma trilha de 200 metros, em que o visitante percorre de olhos vendados valendo-se dos sentidos para identificar a fauna e a flora local. Esse é o jardim das Sensações omde você vai usar o tato para sentir as plantas com as mçais, sentit o chão com os pés ouvir a voz do vento e da cascata, aspirar o perfume das plantas e o cheiro da terra. Tem semente, galho, sino que toca e anuncia a beleza da vida. O Jardim das Sensações funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O Jardim Botânico fica na rua Eng°. Ostoja Roguski, 69 e está aberto para uso das 6h às 19h30.

Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON), abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional, com mais de 9 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design. É considerado o maior museu de arte da América Latina, com um espaço de cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área para exposições. Inaugurado em 22 de novembro de 2002, o projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome – Oscar Niemeyer. Com um total de 12 salas para exposição, a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 360 mil visitantes. O MON fica na rua Marechal Hermes, 999 e funciona de terça a domingo das 10h às 18h.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *