Dicas para organização do closet

Compartilhar
Dicas para organização do closet

Com a vida agitada e as muitas tarefas que hoje as pessoas têm, é muito difícil realizar todas as tarefas domésticas, além da organização de ambientes específicos. Quem não tem ajuda, precisa primeiro organizar bem e em seguida manter uma rotina para que os ambientes, e nesse caso, o closet, continue sendo funcional.

Se for deixado de lado, quando as pessoas forem dar conta, a bagunça já está totalmente instalada, parecendo ser impossível de começar uma organização. Além disso, consome muito tempo diariamente não saber onde estão as roupas e acessórios para se vestir. Confira algumas dicas para manter tudo em ordem:

Praticar o desapego

Praticar o desapego é fundamental para a organização de closets e armários. Dessa forma, é possível se livrar de tudo o que não tem mais utilidade e, ainda, libera um espacinho extra para guardar peças e acessórios novos.

Para isso, é importante retirar tudo do lugar e separar os itens de acordo com a seguinte classificação: manter, doar ou jogar fora.

Colocar tudo em seu devido lugar

É fundamental definir lugares específicos para guardar cada coisa e separar tudo por categorias, por exemplo: roupas de banho, roupas de cama, roupas de praia etc. Quando algo for utilizado, devolver sempre no mesmo lugar. Isso ajuda a manter tudo organizado e será possível saber onde encontrar o que precisa.

Também é interessante guardar as roupas de acordo com a frequência que são utilizadas. As menos usadas podem ficar no fundo de prateleiras e armários e as mais usadas devem ficar na frente, para que estejam sempre ao alcance das mãos.

Considerar o uso de etiquetas de identificação

As etiquetas facilitam a organização e são muito úteis para quem costuma esquecer os locais corretos para cada objeto.

Usar organizadores

Os objetos que não ficarão à vista, as caixas organizadoras são uma ótima solução. Podem ser encontradas em diversos tamanhos, modelos e cores que se adaptam a qualquer estilo de decoração.

Cuidar com as peças delicadas

As roupas de festa e outras de tecidos mais finos devem ficar dentro de capas protetoras para não correrem o risco de amassar toda vez que os cabides forem movimentados em busca de outras peças.

Se o seu armário tiver altura suficiente, o recomendado é guardar os vestidos no espaço maior do guarda-roupa, para que não fiquem com a barra dobrada. Mas se a altura do móvel não for suficiente, podem ser dobrados ao meio em cabides que não vão deixar a peça escorregar.

Roupas de cama

O ideal é guardar todas as peças do jogo juntas para não correr o risco delas se perderem em algum momento. Para isso, uma dica é colocar as fronhas dentro do lençol e dobrar o conjunto como se fosse um pacote.

Colmeias organizadoras

É muito ruim abrir as gavetas para pegar algo e se deparar com peças reviradas. Isso além de fazer perder tempo, ainda pode causar estresse. Isso pode ser resolvido com o uso de colmeias organizadoras. Além de facilitar a organização das gavetas, elas também permitem melhor visualização de todos os itens, deixando-as sempre organizadas.

Araras e cabideiros

Araras e cabideiros são excelentes para pendurar bolsas, lenços e roupas usadas para serem reutilizadas antes da lavagem.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *