Empreendimentos sustentáveis

Compartilhar
Empreendimentos sustentáveis

Os empreendimentos sustentáveis falam sobre o futuro e a preocupação com o meio ambiente, colaborando com a gentileza urbana, com a preservação das áreas coletivas e com a melhoria da qualidade de vida, não só dos moradores, mas também da vizinhança desses condomínios.

De forma geral, o setor da construção civil impacta o meio ambiente tanto no consumo de recursos naturais e na modificação da paisagem como na geração de resíduos. Por essa razão, são diversas as vantagens dos prédios verdes, não só para a sustentabilidade, mas também para a sociedade.

Estudos acadêmicos estimam que a cadeia produtiva da construção civil seja responsável pelo consumo de cerca de 50% de todos os recursos naturais disponíveis, renováveis e não renováveis. No Brasil, os resíduos deste ramo são responsáveis por mais da metade do volume de resíduos sólidos gerados em meio urbano.

Por esses e outros tantos motivos, é importante minimizar esses efeitos readequando os projetos dos empreendimentos e pensando melhor no dia a dia dos canteiros de obras. Um empreendimento sustentável tem como meta, reduzir os impactos ambientais em sua construção – antes, durante e depois de prontO. Com esse objetivo em mente, é possível criar e adaptar métodos de redução de danos. Confira como podem ser mais sustentáveis:

Áreas verdes

Um condomínio que possui um espaço reservado para a aplicação de vegetação da flora local colabora para uma boa qualidade de vida dos seus moradores, contribuindo para a diminuição das ilhas de calor, permitindo a captura de micropartículas poluidoras e criando um microclima ameno.

Geração e economia de energia

Pensar em um empreendimento sustentável também é pensar na forma como se produz e consome energia. Por isso, algumas construtoras e incorporadoras estão adequado e criando novos projetos que já incluem em sua rede de abastecimento das áreas comuns dos empreendimentos a previsão para captação de energia solar, que não degrada o meio ambiente e possibilita também uma economia no valor do condomínio para os moradores. 

A captação desse tipo de energia é feita por meio de painéis solares, que ficam na cobertura ou em algum local aberto do prédio, absorvendo a todo instante a luz do sol e a transformando em energia, que pode ser utilizada para nutrir os elevadores, a recepção, as bombas de limpezas de piscinas, a iluminação das calçadas e até manter o prédio todo abastecido em caso de necessidade

Uma outra forma de pensar em economia de energia, mas de forma estrutural, é na adaptação das plantas dos apartamentos para priorizar o aproveitamento dos raios solares para iluminar os ambientes e da ventilação natural, que por si só permite a diminuição no uso de umidificadores, ar-condicionado ou ventiladores.  

Reaproveitamento de águas em construções urbanas

Tão importante quanto o uso sustentável de energia e a ampliação das áreas verdes nos condomínios é o uso sustentável da água. Para isso, algumas técnicas podem ser utilizadas com maior frequência, como o reaproveitamento de água dos eletrodomésticos e das águas pluviais, recolhimento da água da chuva que em armazenadas podem render por quase um trimestre e reduzir em até 20% nas contas públicas do condomínio.

Tecnologia

Os painéis solares, são tecnologias que auxiliam no recurso energético, ou seja, geram energia limpa. Para o uso racional de água isso também já se aplica em empreendimentos que instalam, em todas as suas áreas comuns, torneiras com sensores ou temporizadores, diminuindo o tempo de abertura da torneira e evitando desperdício.

Outra pequena tecnologia muito importante é o uso de lâmpadas LED em áreas comuns. Além de econômicas, elas geram menor uso energético, têm maior durabilidade e iluminam com a mesma potência que as lâmpadas tradicionais.  

Coleta seletiva e reciclagem de lixo

O descarte correto de lixo permite ao sistema municipal de coleta de lixo envie para as cooperativas de reciclagem o que pode ser reaproveitado, evitando acúmulos em terrenos vazios. Para haver a coleta seletiva ideal, basta existir um espaço apropriado, como as lixeiras coloridas, com locais determinados para cada tipo de lixo, dividido em categorias como metal, papel, vidro e material orgânico.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *