empresas socialmente responsáveis

Empresas socialmente responsáveis geram valor para a comunidade

Compartilhar

empresas-socialmente-responsáveis

Ouve-se muito falar em responsabilidade social, mas hoje em dia é muito valorizado o termo e a prática de ‘empresas socialmente responsáveis’. Mas o que isso significa? Basicamente, é uma empresa que visa o bem-estar de todos, tanto o dos colaboradores, quanto o dos seus clientes e o de todos os que têm contato com ela. Os valores da empresa precisam ser colocados em prática.

Letícia Moritz, da Imobiliária 2000

Atualmente as pessoas estão se preocupando em adquirir produtos e serviços de empresas que se importam com seus funcionários, que pagam o que é devido, que estão alertas com o meio ambiente e que causam impactos positivos dentro e fora da empresa. Letícia Moritz, da Imobiliária 2000, fala um pouco sobre esses conceitos e as atividades praticadas pela imobiliária no âmbito social. Confira:

O que é ser uma empresa socialmente responsável? Qual a importância disso, não só com seus colaboradores, mas com a sociedade em que vivem?

As empresas no passado tinham como único objetivo a obtenção de lucros para seus acionistas. Com o passar do tempo, foi sendo percebido que uma empresa deveria, além de obter lucros, melhorar as condições sociais dos seus colaboradores e da comunidade em geral. Esta nova definição de obrigação das empresas é compensada porque a sociedade em geral percebe as ações sociais que são realizadas por ela, e marca passa a ser mais bem aceita pelo mercado, gerando aquilo que era sua finalidade inicial.

Qual a necessidade das empresas de se preocuparem com o bem-estar das comunidades do entorno, da cidade, estado ou país em que vivem?

A empresa preocupada com o bem-estar dos cidadãos em seu entorno passa a ser percebida como uma empresa parceira da comunidade, que consequentemente passa a torcer para o sucesso e desenvolvimento da empresa.

A Imobiliária 2000 é uma empresa que atua diretamente na comunidade. Quais? Por que da escolha dessas frentes?

A i2000 desde há muito tempo tem esta preocupação. A partir da década de 1980, a empresa assumiu o compromisso de implantar em Curitiba uma casa de apoio ao hemofílico. Esta casa prestaria atendimento médico e também acolhimento aos hemofílicos de outras cidades que ficariam hospedados lá enquanto faziam seus tratamentos na cidade. O terreno foi doado pela prefeitura, e a i2000 levantou com clientes, amigos e parceiros as verbas para construção da sede da instituição no bairro do Pilarzinho. Os engenheiros da empresa executaram a obra.

Mais recentemente, a 2000 tem sido assídua doadora, tanto por parte da empresa, que recebeu o selo de empresa parceira do Hospital Pequeno Príncipe, como dos colaboradores, que doam voluntariamente uma quantia mensal para o Hospital Pequeno Príncipe, assim como para a AFECE.

Como engajam os colaboradores da empresa e outros para participarem das atividades?

O engajamento com os colaboradores acontece de forma natural, todos gostam de ajudar, a proximidade com as ONGS e contato direto estimula a doação feita por eles. Além disso, a 2000 tem participação ativa na Rede Solidária, Organização de Controle Social comandada por 7 imobiliárias da Rede Imóveis.

Quais os melhores e mais satisfatórios resultados que já obtiveram com essas ações?

O resultado mais satisfatório, com certeza, é ver a nossa ação tendo resultado e sendo reconhecida pela sociedade. Também gostamos de ver que a empresa tendo esse lado social, os nossos colaboradores também abraçam a causa, gerando assim, uma corrente do bem.

Na pandemia, a empresa se engajou em mais alguma ação solidária?

Na pandemia a empresa participou com doações por meio de algumas associações a fim de reduzir as dificuldades da população menos favorecida.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *