financiamento imobiliário

Financiamento imobiliário: opções disponíveis no mercado

Compartilhar
financiamento-imobiliario

O sonho da casa própria, na maioria das vezes, passa por um financiamento imobiliário. E como saber qual o melhor para cada perfil, realidade financeira e objetivo com o empréstimo? Não é tarefa fácil, mas com calma, pesquisa e informação na mão, é possível encontrar a melhor opção.

Paulo Hideo Matsuzawa, agente bancário

Em primeiro lugar, é necessário buscar auxílio de um profissional especializado na área para que ele possa avaliar o caso e orientar a melhor opção para o comprador. Segundo o agente bancário Paulo Hideo Matsuzawa, o financiamento imobiliário junto a todos os agentes financeiros esteve muito dinâmico nos últimos anos, o que faz com que quem sempre esteve na linha de frente tenha as informações atualizadas, seja em taxas de juros, indexadores e prazos oferecidos aos clientes.

“Hoje temos disponíveis no mercado, para oferecer crédito imobiliário, não apenas os Bancos mas também as cooperativas de crédito, que também estão ofertando crédito para a compra de imóveis. E a maioria oferece taxas similares com vários indexadores à escolha do cliente, como por exemplo o Índice de Preços para o Consumidor Amplo(IPCA), a TR (Taxa Referencial), Poupança e até taxas fixas”, explica Matsuzawa.

Mas e a que ponto ficar atento em cada opção disponível? O agente orienta que o principal ponto que o cliente deve ter em mente para escolher algum financiamento é fazer o seu orçamento financeiro, ou seja, já ter dentro da sua programação financeira dos próximos anos possíveis amortizações (redução de dívida por meio de pagamento parcial ou gradual acertado entre as partes), ou a própria quitação do mesmo assim poderá definir o melhor indexador a ser utilizado na contratação.

“Alguns indexadores como o IPCA e a Poupança precisam ser analisados criteriosamente, porque são índices que sofrem alteração em função da inflação e da política econômica”, alerta Matsuzawa. De acordo com o agente, hoje em dia todos os bancos estão bem competitivos, até porque querem atender e manter os clientes que já possuem relacionamentos. “Tanto os bancos privados como os públicos possuem flexibilidade em buscar internamente taxas equivalentes às do concorrente de modo a não perde o seu cliente” ressalta.

Mas qual a mais escolhidas pelos compradores? Segundo Matsunaga, a maioria dos clientes ainda prefere a modalidade indexada à TR, pois é a mais conservadora, no quesito a oscilação futura da estabilidade da economia.  “Muitas vezes a escolha do agente financeiro, após definido o indexador, se dá pela agilidade e praticidade que o agente financeiro escolhido conduz o processo”, completa.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *