Jardim de inverno: como montar um

Compartilhar
Jardim de inverno: como montar um

Ter a natureza dentro de casa tornou-se mais ainda tendência na decoração durante a pandemia, quando as pessoas ficavam mais em casa. Porém, mesmo com a pandemia mais leve, esses locais com plantas continuaram em alta nas casas.

Assim, muitas pessoas se questionam sobre como montar um jardim de inverno. Não é necessário grandes investimentos para ter um espaço bonito, charmoso e aconchegante. O essencial é escolher bem o cantinho que abrigará o jardim de inverno e pensar em como ele deverá ser estruturado, como revestimentos, plantas, móveis e outros detalhes.

Esse espaço, como o próprio nome indica, surgiu nos países de clima frio, quando as pessoas queriam ter mais contato com a natureza, mesmo nas épocas de temperaturas baixas e de neve – quando a maioria das plantas não consegue sobreviver. Foi então que nasceu a ideia de criar um ambiente climatizado dentro de casa. Embora aqui no Brasil as pessoas não sofram as temperaturas extremamente baixas e nem com a neve, o jardim de inverno também se popularizou – e hoje ele aparece com plantas de qualquer estação do ano.

Mas como montar esse jardim? Em primeiro lugar, escolha um local. Não há um local específico em casa destinado à montagem dos jardins de inverno – quem decide onde ele ficará é você. Ele pode aparecer na cozinha, na sala de estar ou de jantar, nos quartos e até no banheiro. O mais importante é optar por um espaço onde haja luz solar suficiente, boa ventilação e, claro, que favoreça os moradores e visitantes a desfrutarem desse espaço, criando um efeito decorativo interessante.

Apesar disso, as áreas de convivência, como a sala de estar e de jantar, são as mais usadas para o montar o jardim de inverno. É interessante destacar que tanto ambientes grandes como pequenos podem receber esse tipo de jardim, desde que haja um bom planejamento.

Após ser definido o local, o ideal é pensar nas plantas que irá usar. Isso porque é essencial considerar as características do ambiente, como grau de luminosidade, ventilação e também questões como regas e cuidados. Se você não tem muito tempo para cuidar do seu jardim, opte pelas espécies mais fáceis de cuidar e que sejam resistentes, como as suculentas e os cactos, que também estão em alta, ou a Espada de São Jorge, que é bonita e bem significativa

Em seguida, escolha um revestimento. O seu jardim de inverno poderá contar com diferentes tipos de revestimentos, dependendo do efeito decorativo que deseja dar para ele, como deck de madeira, terra, pedras, grama ou uma combinação de vários deles.

Considere as características arquitetônicas do seu espaço e a viabilidade do revestimento pensado. Por exemplo, se o jardim será montado em um apartamento, pode ser inviável usar terra e plantar grama. Nesse caso, vale mais a pena pensar em um deck de madeira e detalhes em pedras, plantando as espécies em vasos e floreiras.




Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *