O que é e como funciona a garagem compartilhada

Compartilhar
O que é e como funciona a garagem compartilhada

As vagas em garagem compartilhadas, ou ‘vagas presas’ referem-se àquelas que são bloqueadas por outras, seja pela presença de um veículo à frente ou atrás. Dessa forma não há como se movimentar sem ‘incomodar’ o vizinho.

Grande parte das normas municipais vedam a construção de empreendimentos com garagens presas. Mesmo assim, elas existem normalmente nos condomínios antigos, muitas vezes causando atritos entre os moradores.

Elas possuem uma metragem própria e representam uma fração do condomínio. Essas vagas podem ser vendidas de forma separada do apartamento, pois possuem uma matrícula própria. As vagas privativas que não possuem matrícula própria, por sua vez, são vinculadas ao apartamento.

E como funciona?

Existem muitas regras relacionadas ao uso das garagens em condomínios e cada local tem os seus próprios requisitos de utilização. Todas as normas devem estar inseridas no regimento interno ou em convenção coletiva, além de serem aprovadas pelos moradores locais.

Para a boa utilização e convivência entre os condôminos que utilizam essas vagas compartilhadas, podem os vizinhos combinarem e um movimentar o carro quando o outro precisar. Ou mesmo estabelecerem rotinas. Outra solução é os carros ficarem desenfreados, e quando necessário um movimenta o carro do outro, um vigilante ou funcionário do condomínio também pode fazer isso.

Enfim, para a vaga e garagem compartilhada há algumas possibilidades de resolver e também muitas formas de sanções aos que não cumprirem o estabelecido. Mas claro, tudo deve estar no regimento interno do condomínio e ser resolvido por tal órgão.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *