Dicas para fazer uma mudança organizada

Compartilhar
Dicas para fazer uma mudança organizada

Na hora de organizar a mudança, para a maioria das pessoas surgem muitas dúvidas sobre o que encaixotar primeiro, como encaixotar, o que fazer com louças, eletrodomésticos, roupas, quadros, livros, plantas…. Cada um pode ser embalado de uma forma e em certa ordem, e é isso que confunde quem vai se mudar. Procure ao máximo, organizar para ficar mais fácil arrumar quando chegar na outra casa!

Há empresas que fazem todo o serviço, levam as caixas ou embalagens, separam e embalam tudo, transportam e novamente deixam tudo na outra casa nos locais determinados por você! Mas e quando a pessoa não pode ou não quer contratar a empresa, quais são os passos mais fáceis? Seguem algumas dicas: 

Prepare-se com antecedência 

Apesar de parecer uma das ações mais óbvias, entre as dicas de como organizar a mudança, é importante lembrar que a base para que tudo saia como o esperado é o planejamento.  

Anotar todas as coisas que irá precisar em seu processo de empacotamento, contratação de serviços de transporte e até mesmo as pessoas que precisam estar envolvidas na mudança é o segredo do sucesso. Não deixe para a última hora! 

Solicite o desligamento de serviços 

Parece um pouco óbvio, mas não esqueça de dedicar sua atenção para fazer o cancelamento de alguns serviços antes de se mudar, já que grande parte das empresas precisam de tempo para cortá-los ou cancelá-los e para religar as instalações na nova residência. 

Entre os serviços mais comuns e que demandam essas observações, podemos citar: internet, luz, telefone, televisão a cabo, água (se for o caso), e correspondências. 

Monte a disposição do seu novo lar 

Para evitar ao máximo a famosa bagunça na chegada da mudança, visualize antecipadamente onde os móveis ficarão na nova residência. Pensando nos espaços fica mais fácil  se organizar e não ficar perdido quando estiver recebendo a mudança.

Além de auxiliar na visualização do ambiente com antecedência, medir o local ajuda a evitar surpresas desagradáveis, como móveis que não cabem no ambiente por serem grandes demais ou disposições que foram pensadas e que não cabem no cômodo. E lembre-se de verificar antecipadamente se sua mudança cabe no novo ambiente! Se entra no elevador, em caso de edifícios.

Checklist  

Este modo de planejamento pode ser feito de várias formas, incluindo anotações em um bloco de notas, utilização de planilhas em um computador, em um caderno ou agenda, ou mesmo em seu smart phone, com o auxílio de aplicativos. 

No checklist você vai precisar definir as prioridades de ordenação e a sequência a ser seguida para concluir as atividades com êxito. Portanto, não adianta apontar que vai desmontar o armário antes de marcar que é preciso desocupá-lo, por exemplo.  

Quando for definir a ordem dos afazeres não pule etapas e tente seguir uma linha de raciocínio contínua, com um grande objetivo no final composto por diversas metas de menor complexidade.  Lembrando que, ao final de cada tarefa, deverá marcar a ação como concluída.  

Embale os objetos com antecedência  

Depois do checklist feito, é hora de começar a embalar seus objetos. Separe as caixas de papelão, malas, plástico bolha, fitas adesivas, pastas, envelopes, sacos plásticos e demais materiais necessários para iniciar esse processo.  Mas calma, não precisa ter medo dessa etapa! Comece embalando o que for menos importante primeiro.

Sabe aqueles enfeites da estante, documentos que estão guardados no fundo do armário, as roupas de festa ou mesmo o jogo de talheres usado apenas em momentos especiais? Comece por eles. 

Não leve o que não tem serventia 

No momento da arrumação, acabamos encontrando diversos itens que, ao longo do tempo, esquecemos que possuímos ou mesmo que não têm mais serventia, desde roupas até móveis. A mudança de casa é o momento perfeito para separar o que pode ou não ser aproveitado.  Lembre-se a mudança é uma renovação, livre-se do que não usa mais, ou que não gosta!

Organize as suas caixas  

Hora de organizar as caixas de mudança, porque essa é uma das tarefas mais importantes durante todo o processo. Entender que os objetos não devem ser apenas colocados lá dentro é essencial para manter tudo organizado durante a mudança.  

Alguns itens da mudança, como objetos de vidro, itens eletrônicos e peças de decoração precisam de caixas mais resistentes e de tamanhos adequados, de uma forma que os itens guardados não fiquem balançando dentro da caixa. 

Para facilitar que você encontre os itens armazenados, o ideal é que as caixas sejam numeradas e possuam identificação escrita, com uma pequena descrição do que ela está armazenando. 

Faça um kit sobrevivência  

Mesmo com muita organização, é possível que imprevistos aconteçam no meio do caminho e você acabe demorando mais que o esperado para concluir suas tarefas. Por isso, é muito importante montar um “kit sobrevivência”, que nada mais é que objetos que você precisará nesse período de transição. 

Além das roupas, vale pensar em itens de higiene, como shampoo, sabonete, escova e creme dental; e outros como lençol, travesseiro, cobertor, toalha de banho também devem fazer parte do kit. A ideia é guardar esses itens dentro de uma mala ou mochila de viagem, facilitando o transporte para que você possa carregar. 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *