Saiba diferenciar locatário de locador

Compartilhar
Saiba diferenciar locatário de locador

Termos muito usados por quem trabalha na área imobiliária, porém ainda um pouco confuso para o público leigo, que demora para diferenciar um do outro; sempre que vai se referir precisa parar e pensar bem qual deve ser falado.

As duas palavras são parecidas, mas têm significados diversos uma da outra. Compreender a definição de alguns conceitos é essencial na hora de assinar um contrato imobiliário. Se você tem dificuldade com os termos “locador” e “locatário”, é hora de esclarecer.

Locador é o proprietário que disponibiliza seu imóvel para a utilização de terceiros sob um contrato temporário: o aluguel. O locador possui a escritura do imóvel e, portanto, o direito de usufruir do lugar diretamente ou por meio da renda gerada pela negociação do seu espaço privado. Ou seja, o locador é o indivíduo que oferece o imóvel.

Já o locatário é aquele que contrata o espaço pelo período determinado em contrato mediante parcelas mensais. O também chamado “inquilino” é aquele que paga para utilizar imóveis alheios legalmente, formalizando seu usufruto contratualmente, pagando por isso e observando sua responsabilidade pelo bem.

Agora que os termos estão bem definidos, é muito importante prestar bem atenção aos contratos e o que cabe ao locador e o que cabe ao locatário se responsabilizar.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *