documentos necessários

Documentos necessários para uma locação

Compartilhar
Documentos necessários para uma locação

Os documentos necessários para locação é uma preocupação muito comum de quem precisa alugar um imóvel: a temida lista de documentos necessários. Geralmente há a necessidade de reunir os papéis em um curto espaço de tempo, para não perder o negócio e ter que ir novamente à procura de um bom espaço para morar.

Para Elton Ricardo Cordeiro, angariador da Imobiliária Cilar, não há motivo para tanta preocupação, visto que a documentação obrigatória é simples, e se o interessado no imóvel cumprir os requisitos necessários para a locação, o processo será rápido e sem complicações.

Para uma locação residencial, explica Cordeiro, que também é vencedor no mês de agosto da Rede Imóveis em Angariação, os documentos devem ser apresentados e analisados para garantir a segurança para as duas partes da negociação: o locatário e o locador.  Podem mudar um pouco as exigências feitas em cada imobiliária e dependendo do tipo de locação, mas geralmente a documentação solicitada para locação residência e pessoa física é a seguinte:

– Documentos pessoais (RG e CPF)

– Comprovante de endereço

– Comprovante de renda (que pode ser holerite, extrato bancário, imposto de renda, movimentação bancária, ou ainda pelo CPF é possível fazer uma análise de crédito)

– Preenchimento da ficha cadastral

Considerando o tipo de locação já citada no texto anteriormente, a documentação para o fiador do imóvel, caso seja esse o modelo de garantia escolhido, deve ser os documentos pessoais, matrícula do imóvel e comprovante de renda. Já para a modalidade seguro fiança a liberação é feita baseada no CPF do candidato à locação.

Vale ressaltar que toda a negociação imobiliária deve ter a intermediação de um profissional devidamente cadastrado junto ao Creci, órgão responsável por regular a atividade dos corretores.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *