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Endomarketing: foco nas pessoas gera resultados

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Endomarketing: foco nas pessoas gera resultados

Vender seu produto ou seu serviço para seu público interno é a primeira das boas vendas que você pode fazer. Focar nas pessoas e seus propósitos e motivações gera resultados e engaja os colaboradores. Assim é o endomarketing, a prática de ações com o objetivo de promover a interação do colaborador junto à empresa, identificar pontos de melhorias para o público interno, a fim de transformar o ambiente de trabalho em um local inspirador e cada vez mais humano. Essa estratégia ajuda a criar e desenvolver a imagem da empresa como um bom lugar para se trabalhar.

Fabiano Tomazini, gestor de marketing da Imobiliária Cilar

Para falar sobre endomarketing como uma atividade para focar em pessoas e gerar resultados também em negócios, conversamos com o gestor de Marketing da Imobiliária Cilar, Fabiano Tomazini, que contou das particularidades do endomarketing no ramo imobiliário e algumas atividades que a sua empresa pratica com os colaboradores, além de dar algumas dicas sobre o assunto. Confira:

Qual a função do endomarketing em uma empresa?

O endomarketing tem muitas funções dentro de uma empresa. Acredito que a mais importante seja o fortalecimento da cultura da organização, utilizando suas inúmeras ferramentas para atingir esse objetivo, como a comunicação, por exemplo.

E nas empresas do ramo imobiliário, como o endomarketing pode contribuir não só para o crescimento do negócio mas na percepção dos clientes?

Quando falamos em endomarketing, estamos nos referindo em marketing para “dentro da empresa”, como a própria etimologia da palavra já diz – “dentro” do grego “endo”. Como o ramo imobiliário é essencialmente prestação de serviços, e a essência do serviço são as pessoas, podemos fazer essa inferência que, uma vez que você tenha seu público interno engajado e com o propósito pessoal alinhado com o propósito da empresa, esses serão fatores que impactarão de maneira positiva na percepção dos clientes, que notarão uma diferenciação na prestação do serviço e dessa forma criando a percepção de valor com aquela empresa.

Pode citar algumas ações de endomarketing fundamentais para uma empresa?

Ações de endomarketing precisam fazer parte de uma estratégia global de marketing para que possam ser efetivas no público-alvo, que no caso são todos os stakeholders internos da empresa. Objetivamente, podemos afirmar que a principal ação de endomarketing é levar informação a esse público-alvo. O segredo está na criatividade como essa informação é levada e qual o objetivo que ela precisa atender.

Dá pra mensurar o resultado de um bom endomarketing nos negócios da empresa?

Como mencionei anteriormente o endomarketing faz parte da estratégia global de marketing e está ligado diretamente à prestação de serviço produzido pelas pessoas. Trazendo à luz esses aspectos, uma maneira de mensurar o endomarketing é medir o nível de satisfação dos clientes, como por exemplo com uma pesquisa NPS, que apontará como seu cliente percebe o seu serviço. Essa é uma maneira relativamente simples e rápida para medir o resultado da sua estratégia.

E na Cilar, como é trabalhado o endomarketing no planejamento, no dia a dia?

Na Cilar nós temos uma estratégia de endomarketing que foi criada há 12 anos e está sempre em evolução. É uma estratégia baseada no que chamamos aqui de 5Cs, uma analogia aos 4Ps famosos no marketing. Esses 5Cs representam os pilares do nosso endomarketing: Cliente Interno – Clima e Cultura – Comunicação – Conhecimento – Co-Criação. Por meio da comunicação interna, com canais específicos, todo o conteúdo é distribuído pelo “CILIM”, nossa mascote da comunicação interna, representado por um papagaio. Todo o processo de escolha tanto da mascote quanto do nome foi resultado de uma co-criação realizada com todos os colaboradores da empresa quando o projeto foi desenvolvido no ano de 2009.

De lá para cá já foram produzidos mais de 2.000 peças de comunicação e nasceram vários projetos como o “Banco de Ideias”, um concurso para  que todos dentro da empresa pudessem “depositar” suas ideias e contribuir para a melhoria dos serviços, o “30/10” um quizz que testava os conhecimentos dos colaboradores, por meio da gameficação, com o conteúdo enviado pelo “CILIM”; e o “Bate Papo Cilar”, onde pessoas de diferentes setores se reuniam para tratar de assuntos que não eram comuns ao seu dia a dia, trazendo assim um novo ponto de vista para os processos.

Quais profissionais atuam para estas ações?

Todos na empresa trabalham para fortalecer e ajudar com ideias que enriqueçam o processo. Somente a coordenação e compilação de todos esses fatores é feita pelo setor de marketing da empresa.  

É percebido o engajamento dos colaboradores?

Com toda a certeza. A participação é sempre maciça e gera muito retorno. O engajamento pode ser percebido quando realizamos esses concursos ou ainda eventos externos, onde a adesão é sempre muito grande. Mesmo em uma época recente como foi com a pandemia, pudemos manter a equipe engajada e informada, mesmo estando distante em vários momentos e impedidos de nos reunirmos em grandes grupos.

Como os clientes percebem se a empresa trabalha bem seu marketing interno? 

O resultado dessa percepção é o cliente satisfeito pelo serviço prestado. Pessoalmente acredito ser esse um dos grandes indicadores de uma boa estratégia de endomarketing. Porque a satisfação do cliente passa por uma série de micro atitudes das pessoas dentro de uma empresa, e se elas não estiverem alinhadas com o objetivo e informadas como lidar com as situações cotidianas em algum momento podem cometer um equívoco que pode pôr a perder situações que já haviam sido construídas.

Pode dar cinco dicas para um bom endomarketing em uma empresa?

Minhas cinco dicas são os 5Cs que adotamos aqui na Cilar: Cuide do seu Cliente Interno, Esteja atento ao Clima e Cultura Organizacional, Comunicação com informação de qualidade, Invista no Conhecimento/Educação Corporativa, e estimule a Co-Criação deixando as pessoas expressarem suas ideias

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