divertir com crianças

Cinco lugares para se divertir com crianças

Compartilhar
Cinco lugares para se divertir com crianças

Seja em tempos de pandemia do coronavírus ou não, entreter crianças é uma arte. Para se divertir com crianças não é preciso muito, mas requer habilidade. Independentemente da idade, elas querem atenção, querem estar junto. Elas precisam da interação com o outro e isso pode, para muitos, ser uma tarefa difícil. 

Aproveitando que estamos voltando “ao novo normal” em relação à pandemia, com grande parte da população vacinada e com a continuação dos cuidados, como o distanciamento, álcool gel e outros, há muitas opções para entreter e se divertir com crianças e até com os mais crescidinhos em Curitiba. Confira:

Museu da Vida

Localizado no bairro Mercês, o Museu da Vida é um local de múltiplas possibilidades, onde temas essenciais para a construção de um mundo melhor são explorados de forma lúdica e inovadora. Foi idealizado pela Pastoral da criança e segue os passos da sua fundadora, a média e pediatra sanitarista Zilda Arns.

As exposições têm elementos interativos que oferecem para crianças das mais diversas idades e suas famílias oportunidades de brincarem durante a visita. Nas exposições, são explorados temas como saúde, nutrição, educação e cidadania, de um modo que cada nova informação é motivo para também se divertir com crianças.

É possível ir de mochila e passar a tarde lá, em meio à natureza. Levar um lanche e ir preparado porque as crianças podem se sujar e viver as mais diversas experiências. Funciona de segunda a sexta das 8h às 18h e sábados, domingos e feriados das 10h às 19h. Mais informações em www.museudavida.com.br

Parques e bosques

Curitiba tem em torno de 30 parques e bosques onde é possível praticar diversas atividades com as crianças de todas as idades. Desde uma atividade física à pé ou de bicicleta, skate ou patins, como um piquenique com a criançada ou ainda se aventurar nas particularidades de cada parque ou bosque.

Se estiver um dia de sol, melhor ainda, mas nada impede que em um dia nublado a visita em um parque seja interessante. Lá as crianças podem correr, gastar energia, e, além disso, estar em meio à natureza, longe da tecnologia, que muitas vezes aprisiona.

Entre os mais conhecidos estão o Barigui, Bacacheri, São Lourenço, Passaúna, Tanguá, Tingui, Bosque Alemão, Bosque Gutierrez, Bosque João Paulo II. O diferencial do Bosque Alemão é a trilha de João e Maria e a contação de histórias. Já o Bosque Reinhard Maack, no Hauer, possui uma trilha de aventura com brinquedos educativos e ecológicos para crianças. Verifique no site: https://turismo.curitiba.pr.gov.br.

Cinemas e teatros

Atividade já permitida em Curitiba e na maioria das cidades, deve ser feita com muita cautela, pois os espaços são fechados e com pessoas desconhecidas. Mas existem diversas peças infantis e programação de cinema pela cidade. Uma alternativa é procurar horários mais vazios e sempre tomar os cuidados de prevenção à Covid.

Zoológico e Passeio Público

Além da vantagem de sérum lugar aberto e ter a natureza e as características de parques, os dois possuem a vantagem de as crianças visitarem e conhecerem um pouco mais da fauna com animais de grande porte e aves quase que em extinção.

Já o Passeio Público, parque mais antigo e central de Curitiba, tem uma fauna e flora diversificada. Além dos animais de pequeno porte, com grande variedade de pequenas aves (sabiá, tico-tico, canário da terra entre outros). Outras atrações são o Terrário que abriga 40 animais, entre serpentes e lagartos de espécies exóticas e raras, vindas de diversas partes do mundo e o Aquário que possui 30 variedades de peixes de rios e ornamentais da região amazônica e da África. Além disso, tem um coreto digital, três lagos, palco flutuante, playground adaptado para crianças com necessidades especiais e ainda espaço para animais de estimação, entre outras atividades. Funciona de terça a domingo, das 6h às 20h.

Em casa

A própria casa pode ser muito divertida, basta alterar as companhias e as atividades. Chamar alguns amiguinhos para uma tarde de filmes, de piquenique ou ainda de videogame pode ser uma boa pedida. Jogos de tabuleiro também atraem a atenção de todos desde os pequenos até os adultos e são uma ótima opção para dias de chuva.

Brincadeiras com água, com tinta, ou ainda uma oficina de origamis ou outra arte manual sempre são divertidas e atraem os pequenos. Porém, seja qual for a atividade, é sempre necessária uma mediação, interação, orientação e supervisão de adultos.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *