Horta suspensa: faça uma em sua casa

Compartilhar
Horta suspensa: faça uma em sua casa

Cultivar ervas aromáticas, temperos e pimentas é uma maneira de sempre ter ingredientes frescos à disposição ao cozinhar. Porém, para quem mora em apartamento ou não tem espeço em uma residência, uma opção é criar uma horta suspensa!

Com estruturas verticais, vasos de tamanho médio e algumas dicas, é possível transformar um pequeno espaço ou uma parede vazia em um cantinho produtivo e encantador! Há várias maneiras de montar uma horta suspensa, e você pode escolher os materiais com base nos recursos disponíveis e nas hortaliças que deseja cultivar.

Se pretende cultivar temperos, ervas aromáticas e pimentas, que se adaptam bem a espaços pequenos e podem ser mantidos em tamanho reduzido, os vasos médios são adequados. No entanto, se você deseja cultivar verduras de folhas, como alface e couve, é melhor optar por vasos maiores. Antes de começar, é importante ficar atento às informações a seguir, pois são essenciais para uma colheita bem-sucedida:

Luz solar – Todas as hortaliças precisam de luz solar direta por cerca de 4 horas por dia. Algumas variedades podem exigir até 6 horas. Portanto, escolha cuidadosamente o local onde sua horta suspensa será posicionada.

Capacidade de carga na parede ou no teto – Certifique-se de utilizar materiais resistentes, instalar a estrutura adequadamente e pesquisar a capacidade de carga dos vasos. Após a rega, por exemplo, eles ficarão mais pesados e, se a estrutura não for sólida, poderá ceder.

Época de plantio – As hortaliças têm preferências específicas em relação ao tipo de solo, clima, luminosidade e frequência de rega. Portanto, consulte o calendário de plantio para sua região e leia atentamente as instruções nas embalagens das sementes. A boa notícia é que os temperos mais comuns podem ser cultivados em qualquer época do ano, em todas as regiões do Brasil

Leia mais:
Dicas para fazer isolamento acústico em casa
Empeendimentos sustentáveis

Depois de considerar esses aspectos, é hora de escolher os materiais para começar. É possível utilizar os itens que já possui em casa ou optar por um kit pronto e instalá-lo em sua residência. Seguem algumas dicas:

– Compre um kit completo para montagem de hortinhas
– Reaproveite garrafas, frascos e pallets
– Fixe jardineiras diretamente no muro
– Coloque prateleiras de vidro ou madeira na cozinha
– Utilize aparadores ou floreiras nos espaços abertos

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *