Mulheres que movem o mercado imobiliário

Compartilhar
Mulheres que movem o mercado imobiliário

Garra, determinação e foco. As mulheres têm essas características no mercado de trabalho, em quaisquer posições que ocupam. E no mercado imobiliário no seria diferente.

Para homenagear todas as mulheres neste 8 de março, solicitamos depoimentos de mulheres profissionais da Rede Imóveis, que contam sobre suas carreiras, dificuldades, motivações e como conciliam suas atividades pessoais e profissionais sempre com paixão, resiliência e coragem. Confira!


Marizei Batista Carvalho, angariadora de imóveis da Imobiliária Razão

“Por muitos anos tive vontade de trabalhar numa imobiliária, quando surgiu um estágio como secretária. Aceitei, pois sabia que ali eu iria dar meu sangue, vestir a camisa para aprender tudo sobre imóveis. E aqui estou, há 26 anos no mercado imobiliário, profissão que eu amo.
Minha profissão representa tudo para mim – tudo que aprendi e tenho a aprender, amo o que faço, hoje ela representa meu pão cada dia, a conquista do primeiro imóvel, do carro novo. O sustento do meu dia a dia, meu trabalho, minha casa. Minhas motivações para continuar nessa profissão é que aprendi a amar e saber o que é amor por uma atividade profissional! Hoje eu não trabalho mais, faço o que amo.

As mulheres que atuam nessa área estão aprendendo a ganhar mais, a serem independentes. Estão se destacando na área imobiliária e dou a maior força para elas com meu exemplo, minha história. O valor que encontrei nessa profissão. A minha relação com o trabalho é a melhor possível, amo meu trabalho, amo minha casa – a Imobiliária Razão, minha família. Sou casada, tenho minha vida fora do trabalho, sei dividir muito bem isso, sou avó, amo meus netos, fico com eles, passeio com eles, mas sempre alerta no trabalho também, sei dividir os dois muito bem.
Um conselho para as mulheres: saibam amar e valorizar o que fazem, que tudo se acrescentará. Sou Marizei Carvalho, estou com 58 anos, e trabalho há 13 anos na Imobiliária Razão, como Angariadora de imóveis para locação. Tive um sonho que durou por cinco anos, era entrar para Rede Imóveis, para a Imobiliária Razão, uma conquista de garra e persistência, e consegui! Se tivermos objetivos e colocarmos em prática, conseguiremos. Essa fui eu, eu venci, eu consegui!”



Fernanda Rodrigues de Abreu, gerente de vendas da Casa ao Lado

“Sou publicitária formada e atuei nesse mercado aproximadamente 16 anos, sempre na área comercial de veículos de comunicação. Até que em 2020 em plena pandemia decidi que era hora de alçar novos voos. Quando meu marido começou a falar da alta procura por imóveis e o crescimento desse mercado, comecei a consumir o tema mercado imobiliário e logo vi que era isso que queria, trabalhar com vendas e sonhos. De imediato iniciei o curso de técnico imobiliário e pedi para sair do meu trabalho CLT. Foi ousado, é claro, e minha família me questionou! Mas com o apoio do meu marido eu segui em frente. Entrei na Josué Souza Imóveis e já no primeiro mês realizei minha primeira venda. A partir dessa experiência, passei a vender todos os meses, até o Josué me convidar para fazer parte da área estratégica de vendas da imobiliária que hoje é a “Casa ao Lado”.
A minha profissão representa a alegria de realizar sonhos. Muitas vezes somos consumidos pelo dia a dia e não percebemos que fazemos parte da história de alguém. Este mercado é encantador e dinâmico. Ainda tenho muito a aprender! Não é novidade que hoje as mulheres fazem parte de 50% das organizações e 35% do mercado imobiliário. Porém, ainda não é um número satisfatório, mas aos poucos estamos conquistando nosso espaço. As mulheres são mais dedicadas, atentas e observam com segurança os mínimos detalhes de uma negociação.

Para conciliar carreira com outras atividades, tento ser o mais organizada e planejar com cuidado minha semana. (Nem sempre dá certo…rss) Muitas vezes acordo mais cedo, durmo mais tarde, sacrifico o horário de almoço. Mas sempre estou com minha família. Adoro minha casa e minha família, pois acredito que estes momentos são revigorantes para vencer.”



Alice Cristina Jucoske Coutinho, consultora de locação da Kondor Imóveis

“Fiz um propósito com Deus – gostaria de trabalhar na área imobiliária onde eu me encontraria profissionalmente, queria fazer algo que eu gostasse. Já estava em um momento da vida e eu precisava disso, e foi quando eu ganhei o presente – a oportunidade de entrar em uma empresa maravilhosa, com pessoas incríveis – a Imobiliária Kondor!
Hoje minha profissão representa tudo para mim. O fato de não ter experiência no ramo imobiliário foi um desafio e com o tempo fui me apaixonando, admirando cada detalhe. Ao ajudar as pessoas a encontrar um lar e conseguir achar o que realmente procuram e como se sentem agradecidos, não tem preço. A cada história que escuto, cada pessoa que consigo ajudar, é para mim motivo de realização.

Tenho muitos sonhos para realizar, novas conquistas, e tenho que agradecer a essa profissão que está me proporcionando. Minha motivação além dos sonhos e objetivos certamente é a segunda família que tenho aqui dentro da Kondor. Eles me motivam sempre a procurar, aprender coisas novas, a nunca desistir, sempre buscar algo que eu posso melhorar, buscar novos desafios e essas são minhas motivações.
As mulheres têm nos surpreendido a cada dia e estão entrando no ramo imobiliário com muita força e determinação! O destaque feminino é inevitável mediante a dedicação e amor por tudo o que fazem. Para mim, conciliar o trabalho com as outras tarefas da vida não é nada fácil rsrsrs, mas consigo sim. Tento me organizar da melhor maneira, dividindo o que é de casa em casa, o que é de trabalho é trabalho. Acredito que o segredo seja esse.
Há 4 anos, quando entrei nessa empresa, nessa profissão, foi um grande desafio, olhava para os lados e via um mundo totalmente diferente do qual eu vivia. Senti medo, muito medo, mas acredito que todas as mulheres já têm esse lado de querer conquistar, experimentar algo novo em suas vidas e foi o que eu fiz. Tive dificuldades, cometi erros, mas foi um grande aprendizado. Arrisquei, e não me arrependo, pois hoje posso dizer, amo o que eu faço! Eu me encontrei! Arrisque, acredite em você, esse é o segredo de sermos grandes mulheres!”



Valderice L. Xavier, gerente da Casa ao Lado

“Entrei na área imobiliária por um acaso. Trabalhava na área administrativa e quis mudar para a área comercial. Foi aí que um amigo me aconselhou a trabalhar como corretora. Estou há quase 15 anos no mercado imobiliário. Nesse período passei por todos os departamentos da empresa. Eu brinco que sou uma pessoa apaixonada pelo que faço. Não me vejo trabalhando em outra área. Mercado imobiliário é minha vida.
Acredito que apesar das incertezas que ocorrem de tempos em tempos, o mercado imobiliário não para. Sempre procuro me especializar para tornar o mercado cada dia mais profissional e unido. Fiz pós-graduação em Direito Imobiliário, TTI, Certificação CA300 Aneps e vários outros cursos para me manter atualizada, com um propósito de crescimento pessoal e financeiro, não só meu, mas de todos os que trabalham comigo.
Eu ainda considero um mercado dominado pelos homens. Basta olhar as instituições, sua grande maioria são representadas por homens. Ser mulher no mercado imobiliário ainda é um desafio. E infelizmente ainda sofremos preconceitos e tristes casos de assédio. Por outro lado, as mulheres sempre se destacam. Aqui na imobiliária as mulheres geralmente estão no 1º lugar de vendas. Talvez por serem mais organizadas, comprometidas e darem mais atenção aos pequenos detalhes, em atender o que o cliente precisa.
Eu consigo conciliar bem o trabalho com as outras atividades da vida. Quando estava somente no comercial e estudando, era mais difícil, pois os horários dos clientes exigem muito, finais de semana, à noite, feriados. Muitas vezes temos que abrir mão da família e amigos para fechar os negócios. Mas isso é que nos move.”



Mariam Hajar, gerente de vendas da Paulo Celles Imóveis

Sou parnanguara e descendente de imigrantes libaneses. Desde pequena tivemos em minha família a veia do empreendedorismo, por isso, quando tive a oportunidade e me apaixonei pelo mercado imobiliário, me tornei Corretora de Imóveis e Empreendedora, depois Investidora, avaliadora e, desde de 2007, Gestora de Equipe de Negócios Imobiliários.
Cresci familiarizada com esse setor da economia e sempre representou para mim uma paixão e conforme fui crescendo, sempre soube que essa seria a minha profissão. Minha carreira tem uma trajetória muito bonita e baseada no respeito com o próximo e afirmo que o mercado imobiliário está presente em meu DNA.
Sou uma apaixonada pelo mercado imobiliário, e procuro seguir 3 pilares: respeito pelas pessoas e pela empresa, estar em alta performance e a busca diária pelo conhecimento! Ser corretor de imóveis é ser um catalizador de sonhos, de projetos de vida. É estar feliz diante de cada sonho realizado, de cada projeto bem-sucedido.
O fato de não termos um horário fixo de trabalho, acaba muitas vezes atrapalhando a nossa vida pessoal…pois a família e agregados não entendem que estamos sempre em movimento e em atendimento! Muitas vezes temos uma agenda com a família e acabamos desmarcando em função do atendimento a um cliente. Mas isso é que me motiva – a expectativa de fazer acontecer! Quem está junto que se adapte!
Em relação às mulheres na área, elas são mais assertivas na montagem do perfil do cliente… Sabem fazer as perguntas certas e no momento correto! Com isso acabam saindo na vantagem, pois conseguem entender o que realmente o cliente busca e o que realmente ele pode adquirir! Sabemos onde estamos pisando. E nós mulheres somos determinadas e incansáveis, colocamos objetivos e buscamos atingi-los sempre!”



Eliane Duarte, assistente administrativa de locações da Baggio Imóveis

“Minha escolha aconteceu há 17 anos, quando tive oportunidade de fazer um voo panorâmico pela cidade, aqueles de helicóptero, que saía ali do parque Barigui. Ali eu vi e esse universo imobiliário, visto de cima, chamou minha atenção. A minha profissão hoje representa minha realização profissional e minhas motivações para continuar são as sensações e reações que ela desperta em mim. Auto aceitação de críticas, aprendizado contínuo, auto análise diária, empatia, reflexões, flexibilidade para com os outros.
As mulheres que atuam nessa área são sensacionais. Hoje, na realidade, elas são predominantes, acredito que 70% delas estão preparadíssimas para esse mercado super valorizo e admiro, acredito nas mulheres! (a empresa onde trabalho é 70% composta por mulheres).
Trabalho e vida pessoal: quando decidimos ser mais independentes, já sabíamos que os desafios seriam grandes, muitas dúvidas e medos, porém as mulheres não se sentem acuadas, muito pelo contrário. Eu Eliane Duarte, admito que é desafiador você ser profissional, mãe, filha, cuidadora do lar. As vezes temos a sensação que a qualquer momento vamos falhar, acredito que seja natural na maioria das mulheres pois estamos entrando em um espaço predominantemente masculino! Que não seria nosso e procuro sempre respeitar meus limites e o do próximo. Trabalho e relacionamento: procuro ser coerente, sensata. Conflitos? Procuro colocar empatia e inteligência emocional. Sou analítica nas críticas e de fácil absorção quando há falha de minha pessoa. Como conciliar tudo? Testando e respeitando os meus limites, tentando viver um dia de cada vez.
Gostaria que a famosa linha tênue entre expectativa e realidade no universo feminino, realmente existisse e fosse perseverante tanto quanto a força do querer de uma mulher.”



Rayza Arrais Barranha Fesky, assistente administrativa da Imobiliária Cilar

“Quando escolhemos essa área somos levados a pensar que estamos trabalhando muitas vezes com um sonho, uma expectativa. Meu foco sempre foi o atendimento ao cliente, tenho um enorme prazer em atender e sempre tentar aprimorar este relacionamento. Acredito que esse tenha sido o ponto ápice da minha escolha – poder lidar com o encanto e acompanhar esse cliente na escolha do imóvel e a sua entrada no mesmo. Para mim, a minha profissão representa o crescimento e amadurecimento. Minha trajetória até aqui foi difícil, mas muito gratificante.
Minhas motivações para querer continuar na profissão são aprender cada vez mais, gosto de me desenvolver e me desafiar e essa área tem muita opção e é sempre uma satisfação aprender algo novo.
Hoje em dia, nós mulheres, estamos muito mais empoderadas, saímos de uma posição mais estagnada ou submissa e estamos alcançando patamares bem maiores. Não é muito difícil encontrar em nossa área mulheres liderando ou compondo uma equipe bem-sucedida. Na minha empresa, por exemplo, de uma equipe de 40 funcionários atualmente 15 são homens e o demais somos mulheres. Ainda vamos dominar o mundo, rsrs.
Nós somos todas multitarefas, acredito que toda mulher tem aquele jogo de cintura na hora de conciliar trabalho, lazer e família. Temos múltiplas responsabilidades. Sou de uma geração de mulheres mais independentes e a organização é crucial para desempenhar as tarefas a que nos propomos. Sempre distribuo minhas horas, tanto no trabalho quanto nas minhas outras atividades. Sou profissional, sou estudante, sou dona de casa, tudo isso dentro de 24 horas.”

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *