pandemia muda perfil

Pandemia muda perfil do consumidor do mercado imobiliário

Compartilhar
Pandemia muda perfil do consumidor do mercado imobiliário

A pandemia mudou muitas coisas na vida das pessoas que certamente não terão mais volta. O mundo tem uma nova dinâmica, as relações humanas, sociais e de trabalho se alteraram e não foi diferente na área imobiliária. O perfil do consumidor de imóveis nesse tempo de isolamento social que perdura por quase dois anos mudou.  Hoje ele procura casas maiores, com mais espaço, tanto para lazer como para trabalho ou descanso. Também exige locais abertos, que o coloquem em contato com a natureza e o mundo exterior.

Josué Pedro de Souza, diretor da imobiliária Casa ao Lado

Confira nessa entrevista com Josué Pedro de Souza, diretor da imobiliária Casa ao Lado, sobre esse novo movimento no mercado imobiliário, a alta procura por sobrados e casas, além do novo perfil do consumidor de imóveis:

O que mudou para a decisão do cliente de compra e locação durante a pandemia?

Os clientes ficaram mais ágeis para tomar decisão, optaram por ter casas mais espaçosas, na maioria das vezes procurando imóvel com espaço para home office e investindo mais na qualidade de vida. Com a diminuição das viagens, vejo também que o valor que sobraria foi investido no imóvel, seja na compra ou na locação, sempre na procura por imóveis residenciais melhores.

Vemos também a mudança de perfil, das pessoas irem de apartamentos para casas e sobrados; e quando procuram apartamento é com varanda, com sacada gourmet, com algo atrativo para esse período em que passaram mais tempo em casa. Com a diminuição da pandemia, o perfil não parece ter mudando muito, as pessoas estão atentas, uma vez que de uma hora para outra poderão voltar a trabalhar em casa, sem contar com os que já tem esse modalidade de trabalho.

O mercado estava preparado para isso?

Sim e não. Por exemplo, no segmento em que atuamos, principalmente sobrados e casas em condomínio fechado, onde era uma sala de estar, ou no ático com terraço, já começamos a planejar ali o home office. Nesse sentido acredito que o mercado estava preparado para receber esse tipo de cliente que quer um upgrade, ter melhor qualidade de vida para ele e a família, buscando um imóvel melhor.

Os sobrados e apartamentos também evoluíram bastante ultimamente, tendo essas áreas, como os condomínios clube, que na pandemia não se usava a área comum, mas sempre são condomínios com mais liberdade, espaçamento entre as casas. Já em relação aos sobrados, ficou bem característico: nós deixamos de fazer sobrados geminados e passamos a fazer casas em condomínio. E talvez o que o mercado não estava preparado era para a alta demanda, muitas vezes percebemos que falta imóvel para esse público que busca mais qualidade de vida.

Quais os imóveis mais procurados para compra e locação nesse período? Por que?

Sem sobra de dúvida os mais procurados são os sobrados, casas e apartamentos com varanda. Foram os que tiveram mais demanda, tanto na compra como na locação. O cliente quer ter maior liberdade, maior privacidade, maior conforto no período em que está em casa, seja a trabalho, lazer, descanso ou ainda um eventual distanciamento.

Temos uma grande procura por casas em condomínio fechando, de clientes que buscam não só a questão da segurança, volto a frisar, mas que procuram liberdade e qualidade de vida. Por exemplo, em projeto onde faríamos mais casas ou sobrados de frente para a rua, já pensamos em fazer mais internamente, onde as pessoas busquem a sua área de lazer, a academia; diria que isso contribuiu para evoluir o mercado. No planejamento imobiliário já está se pensando melhor, não se pensa só na rentabilidade rápida, mas na qualidade de vida dos clientes e o mercado está mais aberto a isso.

Como foi a adaptação da empresa para atender essa nova demanda?

Já nos primeiros dias começamos com reuniões virtuais, demonstração de imóvel de forma virtual, ou seja, o corretor ia sozinho no imóvel, fazia uma live e mandava em tempo real para o cliente dele.  Não ficou só em fotos e vídeos em redes sociais e sites. Muitas visitas foram feitas de forma virtual, assim como os fechamentos, assinatura de propostas e contrato de compra e venda de forma virtual e até as escrituras de compra e venda de forma virtual. Os cartórios já se adaptaram, as imobiliárias, os advogados, as incorporadoras; ou seja, todos já utilizamos essas tecnologias que já existiam, mas que com a pandemia fomos forçados a usar e aprimorar esse trabalho.

Esse novo perfil de cliente deve permanecer mesmo no pós-pandemia?

O novo perfil de cliente deve permanecer no pós-pandemia.  Acredito que essas pessoas vão continuar buscando qualidade e espaço em suas casas, assim como a segurança, e não tenho dúvidas que o mercado evoluiu bastante. Ficávamos até constrangidos em falar que o mercado estava bom para nós durante a pandemia, mas foi positivo para o nosso setor nesse ponto de vista. Isso vai perdurar tanto com os incorporadores planejando melhor e nós mais atentos para ajudar nesse sentido e com certeza o cliente será cada vez mais exigente.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *