parcerias com construtoras

Parcerias com construtoras: conheça as vantagens

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Parcerias com construtoras: conheça as vantagens

O mercado da construção civil tem um valor muito importante para qualquer região. Seja valor em movimentar a economia, gerar empregos ou participar na evolução e desenvolvimento do espaço físico. Coloca no mercado imobiliário novos produtos para que possam ser negociados, o que gera trabalho e renda para quem atua nesse mercado. E como esses novos imóveis são vendidos, negociados para chegar até o cliente final, que é o consumidor? Comprar direto da construtora? Fazer contato com uma imobiliária? Qual o caminho?

Paulo Henrique Celles, sócio e diretor da Paulo Celles Imóveis

Nessa entrevista, o sócio e diretor da Paulo Celles Imóveis, Paulo Henrique Celles, fala da importância das parcerias com construtoras e como todo o mercado pode se beneficiar disso. Confira!

Como está o mercado da construção civil em Curitiba?

O mercado está aquecido. Não está no ápice, mas está bem movimentado. Antes da pandemia já existia uma perspectiva de aquecimento do mercado da construção civil como um todo, tanto que parte das incorporadoras da cidade se organizaram para fazer lançamentos de 2020 e agora 2021. Claro que a pandemia foi uma coisa inesperada e acabou postergando isso, mas existe um potencial latente para crescimento do mercado.  Existia essa perspectiva, tanto que as grandes incorporadoras de Curitiba estão com um banco de terrenos estocados, e terreno para construtora é matéria-prima. Todos estavam organizados para fazer os lançamentos. Com a melhora e possível estabilização da economia e as coisas começando a voltar a uma normalidade, existe uma perspectiva que vai se concretizar, com um delay de um ano e pouco, em função da pandemia. Podemos dizer que o mercado está bem aquecido, e muito próximo, em um médio prazo vai existir uma valorização nos imóveis, isso é fato. Agora é um bom momento para comprar imóveis e, apesar de ter uma sinalização de aumento de juros, os bancos para financiamento não acompanharam o mercado, mantiveram a taxa baixa para poder financiar. É um bom momento para o comprador que quer, precisa comprar e está com o dinheiro. Tem que comprar agora, porque vai existir a médio prazo uma valorização significativa. Não abrupta como houve em 2008, 2009 e 2010, mas com certeza terá uma valorização.

Como é feita a venda dos novos imóveis, sejam comerciais ou residenciais: pela construtora mesmo ou por imobiliárias ou corretores profissionais?

Hoje, quando se fala em imóveis novos, a maioria das construtoras está disponibilizando as unidades para o mercado como um todo; a maioria delas tem um departamento comercial que distribui e disponibiliza o estoque de unidades para o mercado e as imobiliárias se elencam para fazer a venda. Algumas construtoras tem uma imobiliária exclusiva e outras têm uma estrutura de vendas apoiando o processo e disponibilizando para o mercado fazer a venda, o mercado como um todo tem essa carteira de imóveis para comercializar.  É feita de uma forma profissional. Ou existe uma imobiliária que capitaneia e faz a venda dos imóveis ou a própria construtora tem o departamento comercial que faz essa gestão das unidades para que o mercado possam fazer as vendas

Existem as parcerias de construtoras com imobiliárias? Como elas funcionam?

Hoje construtoras de grande porte, que tem um volume de lançamentos muito grande, tem um departamento comercial interno, porque acaba justificando ter essas estrutura, que faça toda essa gestão e atendimento ao mercado, sejam corretores autônomos ou imobiliárias. Para construtoras menores e de médio porte acaba não sendo viável financeiramente ter esse departamento, e assim fazem parcerias com imobiliárias que divulgam seus produtos, que fazem toda essa frente comercial para a construtora. Funciona de forma que a imobiliária acaba entendendo o construtor, acaba sendo o time de vendas da própria construtora, vestindo a camisa e a representando no mercado.

Quais as vantagens dessas parcerias?

Muitas vezes, dependendo do porte da construtora, ela não tem como ter um departamento interno, e a vantagem é essa, ter um operador que está no mercado, que está no dia a dia, que são as imobiliárias, fazendo essa frente comercial para a construtora. Essas são as vantagens, porque não tem o custo de uma estrutura interna e a remuneração da imobiliária é com a venda. É uma vantagem estratégia, ter um player, uma imobiliária que está ao lado no mercado, vendo e sentindo o que acontece, sugerindo melhorias, estratégias de vendas, e a vantagem financeira porque não tem o custo da equipe englobada no dia a dia, só vai ter o custo com o resultado.

A Paulo Celles tem parcerias com construtoras?

Hoje a Paulo Celles tem parcerias com três incorporadoras parceiros nossa e a mais antiga está conosco há quase seis anos. Hoje somos responsáveis praticamente por todo o processo de lançamento e incorporação da construtora, ou seja, passa aqui pela imobiliária, desde a aquisição de terreno, idealização de produto, o que para a construtora é muito bom porque ela acaba tendo uma opinião da ponta, do mercado. É uma parceria que vem de encontro a otimizar todo o processo de vendas, porque tem-se toda a concepção do produto pautada na realidade do mercado. Nós como imobiliária estamos na ponta, ouvimos as demandas e os questionamentos dos clientes e passamos isso para uma formatação nova de produto.  Toda essa troca de informações é muito válida porque acabamos sendo mais assertivos no produto imobiliário a ser construído. Temos parceria com a RZilli Empreendimentos, a Thal Engenharia e a com a Construtora De Domit.

Quais os pontos a observar para as parceiras serem benéficas para todos?

Sob a ótica da construtora: ter um parceiro imobiliário que está na linha de frente, no dia a dia vivenciando o mercado e trazendo informações, o que ajuda muito na criação e formatação de produto. Outro ponto é a questão financeira, que não precisa ter uma equipe interna e quando existe uma boa parceria, com uma imobiliária que veste a camisa, a construtora tem um ganho muito grande. Sob a ótica da imobiliária, é ter um parceiro oferecendo matéria-prima para a venda de forma contínua, é muito importante, o trabalho em ajudar, estruturar, dar um apoio para a incorporadora, e o resultado de ter produto para comercialização. A imobiliária vive de venda, e tendo um incorporador, parceiro seu, que está sempre alinhado com você e está desenvolvendo produto com você, é um ganho muito grande. Para a imobiliária investir nesse tipo de parceria é muito válido porque acaba tendo ao lado parceiro por muito tempo, e nessa parceria todos saem ganhando.

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