portaria remota

Portaria Remota: o que é e como funciona?

Compartilhar

Muitos condomínios já adotaram a portaria remota, mas como ela funciona? É eficiente e segura? Quais suas vantagens? Pode ser adotada em diversos tipos de condomínios? As dúvidas são diversas, mas é uma nova modalidade de prestação de serviços que provavelmente veio para ficar.

A portaria remota é um serviço de portaria a distância onde a entrada e saída de pessoas são controladas por uma central, por meio de câmeras de segurança e contato com a central via internet ou link ponto a ponto. Na central, ficam os profissionais que cuidam das portarias, em ambiente seguro, controlado e com supervisão constante, para que os serviços sejam bem executados.

Essa novidade já existe no exterior há quase 20 anos, quando as primeiras empresas do ramo surgiram nos Estados Unidos. Já no Brasil, a tecnologia vem chegando aos poucos, trazendo inovação às cidades. Ela alia modernidade, redução de custos e segurança e pode ser um dos principais exemplos de automatização de condomínios. 

Como funciona?

Cada portaria eletrônica funciona de acordo com as regras do regimento interno do condomínio, seja de casas ou apartamentos, e muitas vezes essas regras precisam ser revistas ou adequadas. Mas no geral, ao chegar ao condomínio, o visitante aperta a campainha e conversa, via interfone, com o porteiro por meio da portaria eletrônica. Enquanto isso, o funcionário da empresa notifica o morador por interfone, telefone ou aplicativo de celular e confere se a visita/prestador de serviços é autorizada a entrar ou esperar na portaria. Tudo isso utilizando a internet ou via link.

A entrada de moradores é feita com um sistema de identificação que reconhece impressão digital (biometria), cartões magnéticos ou até mesmo QR Code. Para isso, é necessário a contratação de uma empresa especializada, além de investimentos em equipamentos que basicamente consistem em câmeras de segurança, sistema de identificação de moradores e conexão da internet ou link para que as imagens sejam transmitidas em tempo real.

Vantagens

 A utilização de uma portaria remota para condomínios tem como vantagens a redução no custo de taxas condominiais (de 40 a 50%); a segurança, evitando que um porteiro físico seja vítima de assaltos ou alguma violência; diminui o custo com pessoal, assim como diminui o risco do condomínio com ações trabalhistas, além de contar com equipamentos de segurança 24h, uma vez que serão instaladas, obrigatoriamente, câmeras na portaria e áreas de circulação.

Indicação

A portaria remota não é indicada para grandes condomínios habitacionais, com muitas torres e mais de uma entrada. Isso porque o volume de pessoas entrando pode comprometer a segurança. Ela é normalmente indicada para condomínios de médio porte, de 40 a 60 unidades, ou seja, ambientes onde contratar um porteiro fixo sai caro para o bolso dos moradores.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *