quarto de brincar

Quarto de brincar: dicas para montar um bom espaço

Compartilhar
Quarto de brincar: dicas para montar um bom espaço

Crianças em casa é quase sempre sinônimo de bagunça e objetos espalhados por todos os cômodos. Para que a casa não vire um parque de diversões, há a solução de criar um espaço exclusivo para os pequenos se divertirem, brincarem e bagunçarem à vontade: um quarto de brincar.

Um espaço especial para as crianças precisa, antes de tudo, ser seguro, funcional e divertido. Com isso, é possível mantar a casa arrumada e ainda estimular o desenvolvimento e aprendizagem com um espaço lúdico e exclusivo para brincadeiras, atividades educativas e muita diversão.

Confira algumas dicas para a montagem do quarto de brincar.

Seguro

Segurança é um item que deve sempre ser priorizado quando envolve crianças. Coloque telas nas janelas, proteja quinas, lâmpadas e tomadas, não utilize móveis que possam oferecer riscos e mantenha a área central livre de obstáculos. Assim, os pequenos terão muito mais liberdade para brincar. Se o seu piso for do tipo frio ou muito liso, o ideal é colocar um carpete ou tapetes por toda a extensão do quarto Assim, o risco de escorregões é eliminado e o ambiente fica mais aquecido.

Lúdico

Um quarto de brinquedos precisa ser lúdico, já que esse cômodo será fundamental para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Por isso, é importante que tenha bastante elementos educativos, coloridos e que despertem a atenção. É possível, por exemplo, criar um cantinho de TV para exibir os filmes e os desenhos animados favoritos da criançada. No chão, tapetes de EVA, pufes e almofadas gigantes são perfeitos para favorecer o clima de cinema

É importante também ter um cantinho para a leitura e para os desenhos: invista em prateleiras, mesinhas coloridas, histórias em quadrinhos, giz de cera, tinta guache… Enfim, deixe à disposição todos os materiais que a ajudem a criança a soltar a criatividade. Nessa área, faça um pequeno varal para que os pequenos possam dependurar os desenhos e exibir suas próprias criações artísticas!

Para as crianças maiores, que já praticam esportes ou tocam algum instrumento, o ideal é que tenha elementos desse universo para dentro do quarto: violão, raquete, bola de futebol e tudo o que fizer parte da rotina do seu filho. Isso tende a agregar muito valor ao ambiente que ele habita.M

Móveis funcionais

Montar um quarto de brincar exige muita criatividade para aliar diversão, segurança e praticidade em doses certas. Nesse sentido, acertar na escolha dos móveis é imprescindível para garantir um ambiente funcional sem abrir mão das cores vibrantes e do ambiente lúdico. Prateleiras estreitas, por exemplo, deixam à mostra a capa dos livros, despertando a curiosidade da criança. Baús podem ser úteis para organizar a bagunça e, de quebra, dão aquele ar de mistério às brincadeiras, já que seus filhos adorarão descobrir o que tem ali dentro.

Estantes e nichos específicos para cada temática — livros, desenhos, personagens, esportes, música etc — também favorecem uma decoração funcional e convidativa. No chão, tapetes emborrachados são excelentes para dar mais conforto térmico e deixar tudo mais colorido.

Caixas organizadoras

Mesmo que seja o quarto em que a bagunça é permitida, é necessário que tenha também uma organização. Um ambiente limpo e organizado ajuda a desenvolver esses hábitos saudáveis nas crianças, de modo que elas cresçam sabendo a importância de manter tudo em ordem.

Para que essa tarefa seja mais simples, aposte em caixas organizadoras de vários tamanhos e cores. Com a ajuda das crianças, é interessante definir qual caixa guardará um tipo específico de brinquedo: jogos, peças, personagens, bonecas, carrinhos e tudo o que fizer parte do universo da criançada.

No espaço para desenhar, forneça os papéis, canetinhas, lápis de cor e demais objetos sempre à mostra para despertar o interesse da criança. Tenha muito cuidado com aqueles itens pequenos demais, como clips ou peças de brinquedos que possam ser perigosas para crianças menores.

Se o cômodo for grande, separe um cantinho para os brinquedos maiores, como as famosas cabaninhas e barracas para as festas do pijama ou os brinquedos de levar para a rua — como bicicletas, patins e seus respectivos itens de segurança (capacetes e joelheiras). Assim, ao chegar em casa, as crianças saberão onde guardar tudo.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *