Organização da casa: melhora a saúde e o bem-estar

Compartilhar
Organização da casa: melhora a saúde e o bem-estar

Dados de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de New South Wales, na Austrália, revela que ambientes desorganizados provocam estresse e favorecem até mesmo a alimentação compulsiva, fazendo com que as pessoas comam duas vezes mais. Além do que mostra o estudo, uma série de outros transtornos podem ser ocasionados pela desorganização, como ansiedade, depressão e doenças físicas como diabetes e alergias respiratórias. 

Uma casa arrumada, limpa e organizada gera diversos benefícios para os moradores, como o bem-estar físico e mental, principalmente em época de pandemia com isolamento social quando muitos trabalham no modo home office. Olhar para os cômodos com tudo limpo e as coisas em seus devidos lugares desperta sensações boas e cria um ambiente agradável para se viver. Confira algumas dicas e bons motivos para manter a casa um lugar gostoso de viver: 

Melhorar o visual da casa 

Camas e sofás arrumados, pia sem louça acumulada e roupas devidamente guardadas são algumas das coisas que trazem uma sensação de paz durante a rotina e melhoram muito o visual da casa. E tornar isso um hábito gera benefícios também a longo prazo. 

Arrumar a cama assim que acordar e procurar lavar e guardar a louça sempre após cada refeição, são exemplos de pequenas atitudes que fazem uma enorme diferença. Quando isso não acontece, cria-se uma ‘bagunça’ generalizada e isso prejudica muito a saúde, muitas vezes sem que seja percebido. Assim, é importante que isso seja uma tarefa de todos os dias e não somente algo que é feito ao receber visitas, por exemplo. É sempre importante lembrar que a casa precisa estar aconchegante primeiro para quem mora nela. 

Melhorar a saúde 

Conforme já citado anteriormente no estudo, ambientes desorganizados provocam estresse e favorecem outros maus hábitos. Além do impacto visual, que gera grande incômodo aos moradores, as questões de saúde devem ser levadas em conta como um dos maiores motivos para manter a organização e limpeza. 

Exemplos como documentos espalhados, controles remotos jogados em qualquer lugar são pequenos detalhes que em algum momento deixarão de ser irrelevantes para se tornarem grandes causadores de estresse. Essas atitudes não são fáceis de se mudar da noite para o dia, mas ir praticando o ‘usou, colocou de volta no lugar’ pode ser um bom começo e que faz a diferença no resultado. Lembrem-se que esse é motivo de estresse sempre, em todas as casas…

Gerar praticidade e otimização do tempo 

Ficar procurando por aquele par de sapatos específico na hora de sair ou aqueles óculos são situações estressantes e muito comuns no dia a dia de casas desorganizadas. Por isso, é importante deixar sempre com fácil acesso e boa visibilidade os itens que mais utiliza no dia a dia. Objetos organizadores podem ser facilitadores para isso. É possível definir itens por tamanho ou cores, mas o importante é que o resultado será percebido instantaneamente. Aproveitar para descartar aquilo que já está muito velho, que não combina mais e que só está ocupando espaço também é uma boa tática.

Economizar 

A prática do hábito da organização está automaticamente gerando uma economia,  porque a visão de todos os produtos, seja de limpeza ou alimentos, objetos ou roupas e acessórios, será ampla, evitando compras desnecessárias. Ou em excesso.

Na geladeira e na lavanderia, por exemplo, é muito comum as pessoas comprarem um produto, achando que o mesmo acabou, sendo que na verdade ele só foi parar lá no fundo do armário ou da geladeira. Por isso é interessante investir em organizadores que facilitam a visão de tudo que tem no armário. As estantes também são ótimas cumprindo essas funções, porque são compactas e muito versáteis. 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *