Pinheirinho: conheça os bairros de Curitiba

Compartilhar
Pinheirinho: conheça os bairros de Curitiba

O Pinheirinho é um dos bairros mais populosos e conhecidos da cidade. Ele está localizado na região sul de Curitiba, e faz divisa com Capão Raso, Xaxim, Sítio Cercado, Tatuquara e Cidade Industrial.

Considerado um dos bairros mais antigos da capital paranaense, o Pinheirinho surgiu a partir do início do século XIX, como região de passagem e pouso de viajantes e tropeiros que transitavam pelas estradas que ligavam os campos de Curitiba e sua região Sul do País.

O bairro Pinheirinho passou por um processo de crescimento significativo nas últimas décadas. É uma área densamente povoada, com uma mistura de zonas residenciais, comerciais e industriais. Possui uma infraestrutura desenvolvida, com diversos estabelecimentos comerciais, praças e parques, escolas, hospitais e áreas de lazer.

É um dos principais centros de comércio popular da zona sul da cidade, especialmente na avenida Winston Churchill, principal via do bairro. O comércio é bastante diversificado, com a presença de supermercados, lojas de departamento, farmácias, restaurantes e outros estabelecimentos. Há também o Shopping Pinheirinho, um centro comercial que oferece diversas opções de compras, lazer e entretenimento para os moradores da região.

Leia mais:
Santa Cândida – conheça dos bairros de Curitiba
Água Verde – conheça os bairros de Curitiba

Além do Shopping Pinheirinho, o bairro tem diversas galerias e centros comerciais menores, que abrigam lojas de diferentes segmentos, como eletrônicos, utensílios domésticos, móveis, roupas, serviços, entre outros.

Em termos habitacionais, o Pinheirinho possui uma grande quantidade de zonas residenciais, com uma mistura de casas, sobrados e apartamentos. É possível encontrar desde áreas mais antigas, com residências mais tradicionais, até conjuntos habitacionais e condomínios mais modernos.

Já o transporte é muito bem servido por linhas de ônibus e terminais, o que facilita o deslocamento para outras partes da cidade, até as mais distantes. Além disso, o bairro é cortado pela Linha Verde, um importante via da cidade que conecta as regiões sul e norte de Curitiba.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *