Santa Cândida: conheça os bairros de Curitiba

Compartilhar
Santa Cândida: conheça os bairros de Curitiba

Um dos bairros de Curitiba que mais cresce e se desenvolve, o Santa Cândida, na região norte da cidade, tem cerca de 10 km2 e faz divisa com os bairros Atuba, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira e Tingui e com os municípios Almirante Tamandaré e Colombo.

O Santa Cândida teve sua origem na colônia fundada em 1875 pelo governo provincial do Paraná, fazendo parte do plano governamental que implantou vários núcleos coloniais ao redor de Curitiba. Seu nome faz menção à Cândida de Oliveira, esposa do então presidente da província. Era formada por imigrantes poloneses e localizava-se à margem esquerda da antiga estrada da Graciosa, aproximadamente 8 km do centro da capital paranaense

Em 1877 foi inaugurada a capela de Santa Cândida e em 1880 a colônia recebeu a visita do imperador Dom Pedro ll. Desde o início, os colonos imigrantes dedicavam-se à produção agrícola, bem como à prática de criação animal, com ênfase ao gado leiteiro. Os produtos derivados eram conduzidos até o mercado para sua comercialização pelas colonas polonesas, através de carroças, que se destacavam nas ruas curitibanas.

O bairro faz parte da Regional Boa vista, composta por 12 bairros e tem um dos principais terminais de ônibus da cidade que dá acesso a muitos bairros da Curitiba.  Também é passando pelo Santa Cândida que é possível ter acesso à cidade de Colombo pela Rodovia da Uva, próxima à capital. 

Além das referências como a igreja de Santa Cândida, o terminal de ônibus e o cemitério, o bairro teve destaque na imprensa nacional por muito tempo por abrigar a sede da Superintendência da Polícia Federal no Paraná.

Leia mais:
Batel: conheça os bairros de Curitiba
Água Verde: conheça os bairros de Curitiba

O bairro possui uma boa infraestrutura, com diversas opções de comércio, serviços e lazer. Existem supermercados, farmácias, bancos, escolas, academias e restaurantes na área.

O mercado imobiliário da região é aquecido, predominantemente um bairro residencial, com uma mistura de casas e edifícios de apartamentos. Há opções de imóveis para aluguel e compra com muitas novas edificações e conjuntos sendo construídos, assim como casas em condomínios fechados e também sítios.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *